Mutirão de limpeza, plantio e doação de mudas foram algumas das ações que marcaram a Semana do Meio Ambiente no município Balneário Pinhal, promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente na primeira semana de junho.

Semana do Meio Ambiente  é marcada por ações sustentáveis

Uma das atividades foi a campanha de recolhimento de lixo eletrônico, que recolheu centenas de aparelhos  de tv, ventiladores, celulares, computadores, entre outros resíduos, em Magistério e em Balneário Pinhal. A comunidade atendeu ao chamamento da prefeitura, entregando os resíduos para o descarte correto e, em troca, recebeu mudas de plantas.

Outra ação, coordenada pelo diretor Gilson Prestes foi o recolhimento de lixo nas dunas, próximas à orla. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente contou com a colaboração dos amigos da Caminhada Orientada de Magistério e Balneário Pinhal. Em pouco tempo, uma grande quantidade de lixo foi recolhido. Uma demonstração da importância da ajuda de cada um para a preservação do meio ambiente.

As crianças também foram envolvidas na Semana. Uma das atividades foi a competição que vai premiar a escola que mais recolher garrafas plásticas. A escola campeã receberá um troféu, um certificado Escola Amiga do Meio Ambiente e ainda um belo jardim no pátio do colégio.

Os alunos da rede Municipal também colocaram a mão na terra, participando do plantio de cerca de 300 mudas de árvores nativas de diversas espécies. Uma atividade que encantou a garotada que pediu que a atividade seja repetida em outras oportunidades.

E teve gente bem miúda participando das comemorações. A turma do maternal 1 da EMEI Peixinho Dourado foi para as ruas, distribuir mudas  para a comunidade. Percorreram o comércio com a nobre missão de levar mais verde para todos.

A prefeita Márcia Tedesco, que participou das ações, demonstrou sua satisfação com o empenho de todos na busca de um lugar melhor pra se viver: “Plantamos essa semente de preservação e colaboração, para que floresça a conscientização de todos para um mundo melhor, tanto para nós como para as futuras gerações”, salientou a prefeita.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

Data de publicação: 12/06/2018