O plantio de mudas de árvores no município de Balneário Pinhal, que está acontecendo desde o mês de abril, em praças, avenidas e margens das lagoas, faz parte do Plano de Arborização Urbana, da secretaria de Meio Ambiente.

Prefeitura promove plantio de árvores em todo o município

O plantio de mudas de árvores no município de Balneário Pinhal,  que está  acontecendo desde o mês de abril, em praças, avenidas e margens das lagoas, faz parte do Plano de Arborização Urbana, da secretaria de Meio Ambiente.

O objetivo da ação é  enriquecer  os ambientes comuns  através da beleza e da sombra das árvores nativas.  Para isso, conforme a bióloga Aimée Siqueira, estão sendo utilizadas diferentes variedades , valorizando a diversidade e as espécies nativas da região, algumas delas ameaçadas de extinção.

Estão sendo plantadas espécies como: caroba, três marias, sibipiruna, ipê amarelo, ipê roxo, ingá feijão, angico, caliandra, figueira folha larga, figueira folha miúda, canela, açoita-cavalo, corticeira do banhado, amoreira, aroeira, butiá, palmeira, guajuvira, sete capotes e pitangueira.

Já receberam arborização os seguintes locais: Praça do Cidadão (Centro), Praça Zenaide Rufino (Magistério), Praça na Rua Santa Rosa (Magistério), Praça Farroupilha (Centro), Praça da Chaminé (Sindipolo), Praça da Tio Nei (Centro), canteiro central da Av. Pampa, Praça da Figueirinha, Colégio Antônio Francisco (Figueirinhas) e Lagoa Rondinha

Na entrada da Lagoa Rondinha, inclusive,  foi plantado um corredor composto por 72 árvores - pareadas 36 de cada lado -  intitulado “Corredor da Biodiversidade”.

Todas as árvores estão recebendo adubo, fertilizante e veneno contra formigas. As plantas menores contam com sombrites pra proteger do vento. E toda praça que recebe o  plantio, também tem a grama cortada, novas lixeiras, além de pinturas e consertos.

Até o final do primeiro semestre, a equipe da secretaria de Meio Ambiente pretende arborizar: Recanto da Santa Rita, Praça no Túnel Verde, Biblioteca e Prefeitura, canteiro Central  da Av. Italia sentido centro/ Pinhal Sul, canteiro central da Salgado Filho e pergolados na Avenida Itália.

Com o intuito de criar uma conscientização de preservação ambiental  na comunidade, a expectativa é que todos ajudem a cuidar dos canteiros, praças e recantos arborizados, tornando nosso município mais belo e sustentável.

Educação ambiental para todos!

Preservação para a vida!

Fonte: Secretaria Meio Ambiente