Uma personagem de super herói inspirada nas abelhas está trazendo visibilidade e projeção ao município de Balneário Pinhal. A Vila do Mel no Túnel Verde está ganhando praça e centro cultural por conta do projeto, financiado pelo Ministério da Cultura.

Abelha Girl projeta Balneário Pinhal no cenário nacional

Uma personagem de super herói inspirada nas abelhas - símbolo de Balneário Pinhal - está trazendo visibilidade e projeção ao município do litoral norte gaúcho. Tudo começou quando o ativista cultural e roteirista de quadrinhos Luciano Moucks criou a Abelha Girl em suas histórias de super-heróis, que vem ganhando o Brasil e o mundo. O primeiro super herói criado por Moucks foi o Super Tinga, em Porto Alegre, depois veio o Quatro Azes, em Alvorada e o terceiro é a Abelha Girl, em Balneário Pinhal, além de outros personagens.

Uma série de TV dos super heróis “Super-Tinga” e a Abelha Girl” será exibida ainda este ano em mais de 200 canais públicos, além de uma possível parceria com a Netflix. Isto porque a produção - de 13 episódios de 26 minutos cada - foi selecionada com outras 50 obras, entre mais de 800 roteiros inscritos pelo programa Brasil de Todas as Telas, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), financiado via Fundo Setorial do Audiovisual com apoio do Ministério da Cultura.

A série foi rodada com 80% de atores locais. Cerca de 30 crianças do município de Balneário Pinhal foram selecionadas para as gravações. Para isso, elas participaram de oficinas de teatro, ministradas pelo professor de teatro e ator Rogério Valim.

“Valorizar super-heróis nacionais e lançar rostos novos é o meu objetivo” ressalta o diretor e roteirista Luciano Moucks, que já apresentou os super-heróis aos países africanos: “Eles ficaram encantados, primeiro porque  gostam do Brasil e depois porque não conheciam super-heróis brasileiros”, salienta Moucks.

Vila do Mel - No Túnel Verde é o espaço escolhido para outras atrações do projeto, como a estátua da Abelha Girl, do escultor Fernando Ulisses Guimarães, uma praça, instalada essa semana, além de um Ponto de Cultura, a ser construído, para a valorização do protagonismo cultural existente no local. A história em quadrinhos também será distribuída nas escolas.

Abelha Girl – É uma discípula do experiente herói Super Tinga que  ensinará seus conhecimentos a ela. A jovem heroína é uma estudante de jornalismo, radical e justiceira, o que leva o herói Tinga a lhe mostrar um outro caminho para ela se tornar a Abelha Girl. A abelha é o símbolo do município de Balneário Pinhal pela importante produção de mel, no distrito do Túnel Verde.

“Ela está fazendo mais sucesso que o Super Tinga, principalmente por estarmos num momento de valorização do protagonismo feminino, isso vem chamando a atenção”, revela o mentor do Projeto Luciano Moucks.

Luciano Moncks –  Cineasta e quadrinista, reconhecido nacionalmente como referência da produção cultural da Periferia, criador dos personagens SuperTinga, Abelha Girl, entre outros. Trabalha intensamente pela integração cultural. Como cineasta acumula vários prêmios nacionais, como Cultura Viva 2010.

O secretário de Turismo Edison Machado, destaca a valorização da cultura através da arte, além da projeção que o município alcançará: “Estamos muito orgulhosos de sermos escolhidos para participar deste projeto. Tivemos a sorte de captar a grandiosidade da proposta já no primeiro momento e, a partir de agora toda a comunidade colherá os frutos do pólo cutural e artístico que vamos nos transformar”, salienta o secretário.

O projeto é uma realização da produtora Cherry do Brasil em parceria com a Associação Artística e Cultural da Periferia, Associação Gaúcha dos Vídeos Amadores, Associação Gaúcha das Produtoras Audiovisuais, Prefeitura de Balneário Pinhal, Prefeitura de Alvorada e Prefeitura de Porto Alegre, financiamento via Fundo Setorial do Audiovisual do Ministério da Cultura e apoio do Governo do Rio Grande do Sul através dos Pontos de Cultura "Ação Periférica" e "Projeta Periferia", que atuam em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel).

Fonte: Secretaria de Turismo

Data de publicação: 27/04/2018