A XI Jornada Apícola do Litoral Norte reuniu mais de 200 apicultores da região, além de produtores de mel de vários municípios

A XI Jornada Apícola do Litoral Norte reuniu mais de 200 apicultores da região, além de produtores de mel de Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Butiá, Barra do Ribeiro e Santa Cruz, contando ainda com estudantes de escolas agrícolas de Osório e Viamão.

O encontro, realizado nesta quinta (1), no CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal, integra as atividades do 23º aniversário de Balneário Pinhal. Em debate, o manejo apícola e a necessidade do associativismo/cooperativismo para o fortalecimento do setor.

A prefeita Marcia Tedesco participou da abertura do evento, que contou também com a presença do presidente da FARGS -Federação Apícola do Rio Grande do Sul - Anselmo Khun, presidente da APIVERDE – Associação dos Agricultores Familiares do Túnel Verde - José Cunha, o gerente regional da Emater Ademir Santim e do gerente do Banco do Brasil Mauro Borba, do diretor do Departamento Agricultura e Pesca de Balneário Pinhal Joacir Fernando da Cruz.

Na oportunidade, a prefeita Márcia Tedesco anunciou a retomada do FESTIMEL, que terá sua 5ª edição em outubro do próximo ano. O evento é um importante incentivo para o fortalecimento do setor apícola. Neste sentido, Marcia Tedesco também colocou o município à disposição para sediar o Seminário Estadual de Apicultura do ano que vem.

Produção - O Rio Grande do Sul é líder nacional na produção de mel: 8.500 toneladas/ano, com um total de 37.000 apicultores em 484 mil propriedades. O litoral é uma das maiores regiões produtoras. Só o município de Balneário Pinhal produz 30 toneladas/ano O grande desafio, segundo presidente da Fargs é organizar o setor: “O primeiro passo já foi dado com o Projeto de Lei do Programa Estadual do Mel, aprovado ano passado pela Assembleia Legislativa, que precisa agora de regulamentação”, afirmou Anselmo Khun, ressaltando a importância da Jornada para deixar um legado de motivação para o crescimento da apicultura no Rio Grande do Sul.

No encontro também foram realizadas oficinas sobre associações, pastagens apícolas e a importância do mel na merenda escolar, visando a criação de uma cultura de consumo do produto desde a infância, devido a suas propriedades nutritivas. O mel é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Balneário Pinhal,
A doce praia dos gaúchos

Fonte: Secretaria de Turismo, Agricultura e Pesca

Data de publicação: 01/11/2018