Dep. Estadual Zé Nunes (PT) protocolou projeto nesta quarta feira, 30, na Assembleia Legislativa.

O presidente da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, Dep. Estadual Zé Nunes (PT) protocolou nesta quarta feira, 30, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que declara o município de Balneário Pinhal como a Capital Estadual do Mel.

O ato foi acompanhado pela prefeita Marcia Tedesco, vereador Geilson dos Santos, apicultores do município e representantes da Emater.

O Deputado Zé Nunes visitou o do 5º Festimel - Feira do Mel e do Doce, no início do mês, em Balneário Pinhal, que também sediou o 23º Seminário Estadual de Apicultura e o 16º Seminário de Meliponicultura, o 22º Concurso Estadual de Qualidade do Mel, a 12ª Jornada Apícola do Litoral Norte e a 21º Expoapis.

Conforme o parlamentar, Balneário Pinhal, por meio do Festimel, construiu uma referência na questão apícola, tornando-se um ponto de encontro de produtores agroindústrias, prestadores de serviços e fabricantes de insumos direcionados à atividade da apicultura e meliponicultura, bem como de pesquisadores, alunos e gestores públicos.

“Para destacar a importância do Festimel, do município Balneário Pinhal, protocolamos o Projeto de Lei que reconhece o evento como relevante interesse cultural do RS”, disse o deputado Zé Nunes, ressaltando que já está sedimentado na identidade do município a cadeia do mel desde a produção, serviços relacionados, a agroindústria, o artesanato e os eventos, que divulgam as potencialidades locais e geram trabalho e renda para muitas pessoas.

A prefeita Marcia Tedesco afirma que o Projeto de Lei do deputado Zé Nunes é uma grande conquista e demonstra que o Festimel cumpriu o seu papel, de resgatar a identidade de uma comunidade com o olhar no desenvolvimento e valorização de suas potencialidades.

Data de publicação: 31/10/2019

Créditos: Salete Teixeira