Relatório apresentado na Câmara de Vereadoras comprova que prevenir é sempre melhor que tratar.

Os dados  fazem parte dos resultados da gestão da secretaria da Saúde do município em 2017, apresentados na Câmara de Vereadores no dia 09 de Outubro.

A apresentação, que revelou um significativo aporte de recursos na atenção básica, comprova que prevenir é sempre melhor que tratar.

Exemplo é a mudança da faixa etária das pessoas com doenças do aparelho circulatório, que é a principal causa de morte do município, motivada principalmente pelo sedentarismo. A doença atingia, até então, pessoas com idade entre 50 e 79 anos. Com maior investimento na prevenção, a faixa etária atingida  ficou mais tardia - entre 60 e 80 anos. O que significa um aumento da expectativa de vida dos Pinhalenses em 10 anos.

O relatório também mostrou que a principal causa de internação é gravidez, parto e pós-parto. Nesta área, o município investiu no atendimento humanizado e acompanhamento do pré-natal, sendo que os óbitos ocorridos no período de 2017 foram de gestantes que migraram de outras cidades com pré-natal incompleto ou sem nenhuma consulta pré-natal.

Investimentos – Foram aplicados 50% a mais do que o previsto para a atenção básica. A previsão de investimento no orçamento de 2017 era de R$ 4.232.000,00  e foram aplicados R$ 6.366.000,00. Ou seja, R$ 2.134.000,00 a mais do que o previsto, sendo 33% de investimento e 17% de custeio.

A lei determina que o município deva investir 15% de receita própria em saúde. Foram aplicados mais de 28%. A opção por aplicar 64 % dos recursos oriundos de impostos e transferências constitucionais (SUS) para a saúde preventiva, fortaleceu ainda mais a atenção básica.

Conforme a vereadora Isabel Ballejo, todo investimento realizado na atenção básica visou a diminuição com gastos em atendimento hospitalar e ambulatorial, dando assim uma melhor qualidade de vida aos munícipes Pinhalenses. A ex-secretária considera que  as constantes cobranças por parte do Conselho Municipal das Saúde e o apoio de grande parte de sua equipe de trabalho é que foi possível chegar aos índices apresentados.

Fonte: Conselho Municipal de Saúde

Data de publicação: 17/10/2018