Eventos técnicos, esportivos, atrações culturais, shows e participação total da comunidade foram as marcas do evento

Foram dez dias de encanto, magia, alegria e também de trabalho intenso para bem recepcionar a todos que visitaram o 6º Festimel, realizado no Parque do Cidadão, em Balneário Pinhal. Atrações culturais, desfiles temáticos, eventos técnicos, esportivos, comércio e muitos shows marcaram o grande evento que levou mais de 35 mil pessoas a passarem pela Feira e pela Vila do Mel (decoração primorosa). Desde a chegada, a recepção da querida mascote a abelha Melinha, a organização até o passeio pelo Parque, os visitantes foram unânimes em afirmar que o evento promovido pela Prefeitura e pela prefeita Marcia Tedesco, foi um sucesso e se sagra como um dos principais festejos deste tipo no Litoral Norte.

Com o diferencial de ter transformado a cidade, nestes 10 dias, o 6º Festimel, foi uma injeção de energia e autoestima na população pinhalense. A organização do evento, que trabalhou mais de um ano na configuração da festa, envolveu os grupos de terceira idade, o Coral Municipal, as escolas da Rede Municipal de Ensino e é claro, os astros da festa, os apicultores. “Uma oportunidade de diversificar e trazer o turismo para baixa temporada e mais, propiciar aos pinhalenses um sentimento de orgulho, de pertencimento, isso conseguimos com o 6º Festimel, que certamente entrará para história de Balneário Pinhal. Fruto de um trabalho conjunto, pois aqui não existe abelha rainha, mas sim abelhas-operárias”, declarou a prefeita.

EVENTOS TÉCNICOS

Durante a programação do 6º Festimel foram realizados o 24º Seminário Estadual de Apicultura, 18º Encontro Estadual de Meliponicultura, 23º Concurso Estadual da Qualidade do Mel e 1º Concurso Estadual da Qualidade do Mel de Abelha sem ferrão. Reunindo cerca de 250 participantes.

Também durante a extensa programação, aconteceu o 16º Encontro Regional de Mulheres do Litoral Norte, um grande evento promovido pela EMATER em parceria com a Prefeitura de Balneário Pinhal, que reuniu na Feira mais de 600 mulheres. Participando o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini e a presidente da EMATER, Mara Helena Saalfeld, e o presidente da Federação Apícola do Estado, Ademir Haettinger.

Foram parte da programação do 6º Festimel os encontros regionais de Prefeitos e de Vereadores, reunindo gestores e legisladores de todo o Litoral Norte.

CONCURSO DE QUALIDADE DO MEL: MEL PINHALENSE VENCEDOR

No 23º Concurso Estadual da Qualidade do Mel e no 1º Concurso Estadual da Qualidade do Mel de Abelha sem ferrão, uma realização da Prefeitura de Balneário Pinhal, EMATER - Ascar, Federação Apícola do RS (FARGS), foram avaliadas 18 amostras de mel APIS e 6 amostras de mel de abelha sem ferrão.

CONFIRAM ABAIXO OS VENCEDORES
Concurso da qualidade de mel de abelhas nativas sem ferrão
1 - César Augusto Aita, de Silveira Martins - Mel Comoretto
2 - Vinícius Monteiro, do Caraá - Mel Bela Mata
3 - Tiago Vinícius Portela, de Tupanciretã

Concurso da qualidade de mel de abelha APIS
1 - Diego Sgarbozza, de Balneário Pinhal - Apiverde
2 - Pedro Moraes, de Maquiné - API Maquiné
3 - Tarciso da Silva, de São Sepé - Apiario TR

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Durante os 10 dias foram realizados desfiles temáticos que encantaram o público da Feira e também a população, com a participação de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Ainda Encontro de Coros, de Talentos da Melhor Idade, de Bandas e Fanfarras, Mostra Carnavalesca, peças teatrais e apresentações variadas de grupos de dança, folclóricos e de artistas locais e regionais.

SHOWS LOTADOS

As noites foram de muita movimentação no palco do 6º Festimel, com atrações como Tchê Garotos, Tchê Barbaridade, Guri de Uruguaiana, Luiza Barbosa e o show nacional da dupla Hugo e Tiago. As bandas e músicos da região e da cidade também tiveram espaço garantido.

COMÉRCIO

Os produtores de mel e comerciantes, divididos pelos 93 estandes do evento, confirmaram o sucesso da Feira, elogiando a organização, o cuidado, que resultaram em muitas vendas e divulgação de seus produtos. Todos com a certeza de que estarão presentes no próximo Festimel.

DECORAÇÃO

A decoração do evento foi um espetáculo a parte, logo na entrada, na Vila do Mel, os visitantes eram recepcionados por uma abelha gigante (3 metros de altura) e podiam entrar em seu pote de mel para tirar fotos, o que virou uma verdadeira “febre”, adultos e crianças se deixaram levar pelo lúdico e pela beleza da Vila. Além disso, palco, entrada, cada estande e espaço contou com decoração temática, sempre com as mãos especiais das artesãs pinhalenses.

DEPOIMENTOS

A prefeita Marcia Tedesco, que transferiu, nos dias de evento, o seu gabinete para o 6º Festimel, interagiu com visitantes, autoridades e recebeu centenas de relatos positivos e emocionantes de como a Feira superou todas as expectativas. O senhor Aírton Rech, advogado de Taquara, estava impressionado com a organização: “parabéns a prefeita e a toda sua equipe, vocês conseguiram transformar a cidade, que está linda e acolhedora”.

Já o senhor Nunes, servidor público de Imbé, fez questão de deixar sua satisfação em visitar o evento, para ele um dos mais especiais do Litoral Norte. “Incrível ver o cuidado com tudo, a alegria nos olhos dos moradores, todos motivados, e cada detalhe feito com tanto cuidado. Parabéns”.

Terezinha Hensing, apicultora de Uberlândia, participou de toda as edições do Festimel. Segundo ela, a prefeita Marcia, desde que era secretária de Turismo sempre incentivou o setor Apícola e garante, o Festimel é uma oportunidade incrível de fazer amigos. “Gostamos muito, venho com a família, nessa Feira por exemplo vim com meu marido e com minha filha e o netinho. Fomos tão bem recebidos que estamos pensando em comprar uma casa em Balneário Pinhal”.

Texto Camila Knack

Fotos Sauan C. Rockenbach e Sullyvan Soares